Notícias

17/07/2015 - Fonte:http://www.saopaulopretaporter.com/noticias/ler/laboratorio-de-jeans-reforca-a-importancia-da-moda-sustentavel

Laboratório de jeans reforça a importância da moda sustentável

    

Sustentabilidade já se tornou palavra de ordem no universo fashion. Pensando nisso, grande parte dos cursos de graduação na área de moda contempla disciplinas e workshops com este foco, incentivando futuros talentos a desenvolver e pensar em novas propostas para uma produção e um consumo mais conscientes.
 
Um exemplo é a Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, que possui em suas instalações um grande laboratório de jeanswear, batizado com o nome de DenimLAB. O objetivo do espaço é desenvolver conhecimento técnico baseado na experiência sobre o design e o consumo de jeans no Brasil. No acervo, o laboratório conta com parceiros que doam metragens de jeans inutilizados. É o caso da Vicunha Têxtil, líder mundial de índigos e brins e uma das grandes incentivadoras de iniciativas como o DenimLAB, promovendo o encontro de profissionais e estudantes com foco em ações sustentáveis.

O professor universitário Marcelo de Paula participou do último evento resultante desta parceria. O “Azul” contou com uma oficina em que os participantes reaproveitavam retalhos de “denim” para confeccionar peças e objetos criativos. “É de extrema importância à parceria entre empresas e instituições de ensino, pois projetos experimentais como esse podem ser aplicados no mercado. A reutilização é a palavra do momento,” afirma. 
 
Para o vendedor executivo da Animale e também participante do projeto, Rômulo Botelho, o reaproveitamento do jeans eterniza um produto considerado universal para a moda. “Além de estimular atitudes de sustentabilidade e educação para combater o consumo exacerbado”, complementa.

Idealizadora do projeto, Eleonora Alves destaca a importância da parceira com as têxteis nacionais para a viabilização de iniciativas como essa. “Empresas como a Vicunha nos ajudam a mostrar que moda e responsabilidade ambiental caminham lado a lado”, finaliza.

No Laboratório DenimLAB, além do material acadêmico, peças de jeans feitas a partir de materiais descartados por indústrias têxteis; objetos de decoração produzidos com retalhos de jeans; exposições com peças em “denim” e diversas palestras e workshops movimentam o espaço e atraem profissionais de moda. Parceria mais recente entre a Vicunha e o DenimLAB, o evento “Azul” contou com a palestra do artista plástico britânico Ian Berry “Denimu”, workshops de criação e a instalação “Parede Viva”, feita com plantas tropicais e retalhos de jeans.

 

Copyright Vicunha Têxtil S.A. - Todos os Direitos Reservados