Notícias

19/05/2016

Vicunha visou conforto elástico em nova coleção

 Maior parte dos lançamentos do fabricante leva elastano na composição, em diferentes níveis de alongamento, com o 100% algodão reservado à...

19/05/2016

Diretora criativa italiana Lara Canal aborda o desenvolvimento de coleções no showroom da Vicunha

 Pela primeira vez no país, Lara Canal, diretora criativa da Tatras, marca que mescla a elegância do design japonês à qualidade dos tecidos i...

12/05/2016

O menos é mais quando o assunto é jeans

Sabe aqueles jeans cheios de bordados, pedras e detalhes, esqueça está fora de moda! A tendência é o menos é mais. A cool hunter da Vicunha, Lore...

08/04/2016

Com artigos tecnológicos, Vicunha Têxtil reafirma presença em coleções de grifes internacionais renomadas

A Vicunha Têxtil, líder mundial na produção de índigos e brins, leva ao mercado produtos com tecnologias inovadoras para marcas internacionais. A...

05/04/2016

Tendência do visual denim no eyewear confere visibilidade à Vicunha em Bangladesh

Vislumbrar novas oportunidades em mercados pouco explorados: heis aí, o grande filão que qualquer fabricante de produtos têxteis, persegue através...

10/03/2016

Concurso Moda Inclusiva abre inscrições para estudantes e profissionais da área

Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Concurso Moda Inclusiva 2016, uma iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiênc...

09/03/2016

Desfile da Vicunha Têxtil aposta em inovações em feira internacional

A Vicunha Têxtil esteve presente, nos dias 2 e 3 de março, na feira de Denimandjeans de Dhaka, Bangladesh. A marca, que abriu o desfile do evento, t...

24/11/2015 - Fonte:http://www.textilia.net/materias/ler/moda/book-blue-jeans/vicunha_aponta_tendencias_para_o_verao_2017

Vicunha aponta tendências para o Verão 2017

Vicunha Têxtil apresenta as quatro principais tendências apontadas para o Verão 17.  Roots Recap, Nostalgic Remake, Notox e Free Radicals são inspiradas em dois universos: o “Vintage” e o “Agora”. O primeiro deles prevê uma onda de nostalgia, que leva a uma recapitulação da história e resgata valores perdidos no decorrer do tempo. Já o segundo promove uma reflexão inteligente, que eleva a consciência para o modo como vivemos e inspira o surgimento de comportamentos com caráter ativista que visam um futuro melhor. Essas referências trazem um panorama de influências que dão novas abordagens para a moda, e o jeanswear acompanha as transformações com uma reinvenção criativa e ousada. Confira abaixo as tendências apontadas pela Vicunha para o Verão 17!

ROOTS RECAP
A conscientização da cultura negra para o mundo é uma vertente que está cada dia mais em evidência. O estilo de vida e as tradições do continente africano tendem a influenciar, hoje, a moda global por meio de uma perspectiva local desmistificada.

Shapes
As referências para o design passeiam por estilos desde o folk, que utilizam formas fluídas e desconstruídas, elaboradas com interferências que fazem alusão a estilos que vão desde o étnico e artesanal até o militar, explorando a alfaiataria com modelos estruturados e influência workwear.

Tecidos
Os tecidos trabalham com materiais sofisticados e que valorizam o aspecto natural, com bases rústicas e texturizadas que se combinam às maleáveis e flats, oferecendo conforto e expressando o ecletismo desta trend.

Lavagens
No denim, as superfícies das tonalidades escuras recebem pontos de luz com desgastes localizados como ralados e puídos, transmitindo as marcas do tempo e do movimento. Efeitos como delavê e stone wash levam um toque envelhecido com tingimentos terrosos e respingos de cor. Técnicas da tradição têxtil africana, como adire e batik, fazem alusão aos elementos étnicos, trazendo lavagens manchadas com formas orgânicas e artesanais.
No brim, as cores vão das claras e lavadas às intensas e escuras, em tons como o verde, oliva, vegetal e militar, trazendo um ar fresco e tropical às criações. Tons quentes como camel, ocre e laranja dão um clima energizante à cartela, que é finalizada com um toque moderno e contemporâneo em azul elétrico.

NOSTALGIC REMAKE
A valorização das raízes familiares, da memória da juventude e das coisas simples da vida traz sensação de conforto e acolhimento, tornando-se inspiração para novas criações, com toques de nostalgia e releituras contemporâneas do passado. Para esta trend, elementos de decoração customizados de forma criativa conferem uma atualização especial ao estilo vintage. O romantismo e a delicadeza inspiram o design que resgata referências dos anos 50 e 70.

Shapes
A calça flare de cintura alta, clássico shape dos anos 70, é atualizada pelo comprimento cropped.  Modelagens clássicas do jeanswear, como camisas e shorts, recebem um ar setentinha e retrô e são trabalhados em dimensões sutilmente ajustadas e curtas. A jaqueta bomber e a calça de alfaiataria ganham uma atmosfera old school e divertida com elementos decorativos que podem ser trabalhados em estampas, bordados e diferentes aplicações.

Tecidos
Os tecidos são variados, dos rígidos com superfícies tácteis, aos leves e amplos, que recebem interpretações no estilo vintage. Com pesos intermediários e toques incrivelmente macios, os artigos acolhem o corpo.

Lavagens
Para criar marcas do tempo, efeitos são trabalhados no denim de maneira sutil, com azuis delicados e lavados, desgastes de puídos e rebolos localizados. Acabamentos em laser e estamparia são aplicados delicadamente e complementados com bordados e frases, criando um efeito divertido e nostálgico.

Para o brim, padronagens com estilo kitsch inspiradas na natureza, como flores e frutas, estampam looks formais e comportados da cabeça aos pés, transmitindo um toque moderno e bem humorado. As cores passeiam por nuances que remetem ao estilo retrô de beges inspirados em tingimentos de chá e café até tonalidades como damasco, orquídea e lavanda.

NOTOX
Em um mundo de excessos, o luxo assume um novo conceito. Desvinculado da ostentação, ganha uma leitura precisa, silenciosa e minimalista em que o tempo, a exclusividade e a qualidade são cada vez mais importantes.

Shapes
O design brinca com extremos, passeando pelo sportswear e pela alfaiataria, que são fortes inspirações para criações confortáveis e despojadas, com dimensões amplas e fluídas. Plissados e amassados enaltecem ainda mais o estilo luxuoso desta tendência.

Tecidos
A estética pensa na qualidade e na democracia de estilos, usando o minimalismo moderno com tecidos refinados e nobres. Pesos leves, visuais brilhantes e toques suaves e macios são as principais características. Artigos ultramaleáveis e inovadores formam visuais elegantes, somando características como funcionalidade, composição e estruturas diferenciadas e texturas delicadas.

Lavagens
No denim, os azuis vão de intensos até tonalidades mais claras, sólidas ou levemente manchadas. No brim, a cartela de cores abusa do branco, com tonalidades claras e limpas, peroladas e cremosas com destaque para o off white, compondo um visual puro e fresh. As lavagens são discretas com nuances em pasteis e efeitos diluídos. O trabalho de superfície carrega um olhar sensorial, como o crinkled effect, que proporciona texturas sutis e delicadas.

FREE RADICALS
O ponto de partida desta tendência traz uma atmosfera contestadora e dinâmica, mesclando referências antigas e modernas com a energia jovem e a influência dos grandes centros urbanos. A transição tecnológica sofrida pelos jovens dos anos 80 e 90 vem como forte referência visual, fundindo a antiga vida offline com o novo online. O lifestyle dinâmico se apropria do cenário noturno, inspirando a moda activewear. Criações utilizam tecidos funcionais que ganham texturas e grafismos inspirados em elementos urbanos.

Shapes
Volumes amplos variam entre shapes estruturados e soltos, em criações casuais cheias de personalidade.

Tecidos
O denim de alto desempenho com apelo streetwear entra em cena e é o elemento principal desta trend. Construções diferenciadas apresentam a multidirecionalidade do stretch, proporcionando maior elasticidade. Os looks utilizam tecidos com maleabilidade e visual sofisticado.

Lavagens
Formas geométricas são elaboradas por efeitos de colagem e pela união de tecidos diferentes. Carimbos, tipografias e logos reaparecem com forte influência.  Os denins são trabalhados com tonalidades intensas e profundas - como blacks e azuis - e lavagens texturizadas.

No brim, o clássico preto-e-branco remete ao universo esportivo.  A combinação recebe uma injeção de energia através de cores eletrizantes, como o provocante vermelho ferrari e os azuis elétrico e royal. Intervenções coloridas aparecem em tons sólidos com traços de grafite, que se inspiram na arte e nos esportes urbanos.

A Vicunha Têxtil
Líder mundial na produção de índigos e brins a Vicunha está sempre antenada com o que há de mais inovador no setor, trazendo a mais alta qualidade e tecnologia às suas coleções. Baseados em constantes pesquisas que apontam as principais tendências de moda e comportamento no mundo, os produtos Vicunha visam não apenas atender a demanda, mas surpreender um mercado em constante transformação. Os tecidos Vicunha estão sempre presentes nas passarelas nacionais e internacionais das principais semanas de moda do mundo, a versatilidade dos produtos também pode ser conferida nas mais variadas peças de coleções de marcas que vão de grifes renomadas a grandes redes. A empresa também marca presença anualmente em feiras mundiais do ramo têxtil e participa das principais semanas de moda do país apoiando desfiles de estilistas conceituados e novos designers. O apoio a profissionais que trabalham em prol de propostas inclusivas e o incentivo a jovens talentos também são características da Vicunha Têxtil, que atua há mais de 40 anos no setor.

Copyright Vicunha Têxtil S.A. - Todos os Direitos Reservados