Notícias

15/07/2015

Grife de skatista lança nova coleção.

 Em tempos de crise nacional, umas das saídas para empresas sobreviverem a elas é justamente “apostar no santo da casa”. Com o dólar muito...

18/06/2015

Vicunha aposta na liberdade como tema para seu showroom

A maior produtora de índigos e brins do mundo mostra em vídeo o processo de modernização de seu espaço com projeto inovador de design.Para marcar...

27/05/2015

Denim Première Vision recebe empresas brasileiras em Barcelona

Dias 27 a 28 de maio, a Fira Montjuïc, em Barcelona, recebe a Denim Première Vision, um dos maiores salões voltados para profissionais do segmento....

11/05/2015

Adriano Goldschmied no Vipreview Inverno 16

Para esta edição Inverno 16 do tradicional Vipreview, a Vicunha Têxtil prepara muito mais do que as atrações e apresentações já consagrad...

30/03/2015

Evento da Vicunha discute mercado do jeans

Em função da parceria com a C&A, em torno da Denim Special Edition, que começa a ser vendida na terça-feira, a tecelagem promoveu encontro par...

23/03/2015

C&A faz uma releitura do jeans com inspiração em festivais de música

Com autoridade em jeans, a C&A desenvolveu uma coleção especial com diversos modelos, inovando em variedade de tecidos e lavagens especiais. Alg...

09/03/2015

Inscrições para o 7º Concurso de Moda Inclusiva Estão Abertas

A Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência está com inscrições abertas para a 7ª edição do Concurso Moda Inclusiva. Podem pa...

19/05/2016 - Fonte:Guia jeans Wear

Diretora criativa italiana Lara Canal aborda o desenvolvimento de coleções no showroom da Vicunha

 
Diretora criativa italiana Lara Canal aborda o desenvolvimento de coleções no showroom da VicunhaPela primeira vez no país, Lara Canal, diretora criativa da Tatras, marca que mescla a elegância do design japonês à qualidade dos tecidos italianos e excelência da produção polonesa, falou durante o Vipreview da Vicunhasobre o processo criativo no setor, além de abordar as principais tendências no jeanswear. Lara que já comandou o desenvolvimento de produtos de grifes como Love Moschino, Benetton e Replay comparou a rapidez com que algumas coleções brasileiras vão para as lojas, diferentemente da Europa, onde levam em torno de 6 meses para ser construídas.

Em relação ao processo criativo, segundo ela, tudo começa com a grade de calendário de atividades (semanas de moda, desfiles, feiras, apresentações) importantes para cada segmento. Em seguida, ela ressalta que a construção seja feita por vários departamentos como o criativo, a produção e o comercial porque cada um tem uma visão do resultado final. "Esses departamentos tem que trabalhar juntos", afirma Lara. Visitar feiras de tecidos, aviamentos, acessórios, entre outras, e lavanderias para conhecer os materiais e beneficiamentos, também é muito importante na hora da criação, além de pesquisar as principais capitais mundiais da moda como Tokyo (muito importante em relação ao denim mais limpo, verdadeiro, com aspecto manual, exclusivo), Londres (com inspirações que vêm da rua, punk, rock), Los Angeles (jeans vintage) e Nova Iorque (com produtos mais fashions).

O "Moodboard" inspiracional organiza e traduz visualmente o que está sendo planejado para a próxima coleção e, pode ser composto de imagens diversas, não somente de roupas, mas calçados, paisagens, acessórios, móveis, inovações, etc.. Conferir a cartela de cores e adaptar aos figurinos criados são os próximos passos dentro da grade de modelos juntamente com seus tamanhos. Em seguida acontecem os ajustes finos com a produção e, estará tudo pronto para a apresentação da nova coleção. Por último, Lara, ressalta que a parte fundamental e mais importante é o calendário (que falamos lá no início) que irá direcionar os prazos para os próximos lançamentos.

Best Denim Fits

Lara apresentou também os principais fits que são tendências nas passarelas e nas ruas. Hits que fazem sucesso há algum tempo e vão continuar, principalmente na Itália, são as jeggigns e skinnies, agora com cinturas mais altas ou médias. Já a slim ou regular também ganha cintura no lugar. A técnica Push Up que modela o bumbum é muito importante em todos os mercados com alto power stretch. Já a flare, segundo Lara, é mais usada no Brasil e na França com cintura alta e altíssima. "Espero que outras partes do mundo também entendam essa tendência", afirmou Lara. A carrot ou boyfriend ainda tem uma certa dificuldade em alguns guarda-roupas mas vem fazendo cada vez mais sucesso principalmente entre as fashionistas. As menos usadas, mas que ganham inúmeras referências em desfiles, são as bootcut e a regular cropped.

 

 
Copyright Vicunha Têxtil S.A. - Todos os Direitos Reservados