Notícias

16/01/2014

Vicunha Têxtil antecipa as principais referências para o verão 2015

Por Rafael PinheiroO tradicional Vipreview, evento que antecipa as principais tendências de temporadas futuras, já tem data marcada. O showroom da V...

08/01/2014

Estilistas e artistas plásticos mostram suas versões de denim para o verão 2015 na Première Vision

Prepare-se para dar um upgrade no seu jeans skinny. O denim com interversões artsy é a grande aposta para o verão 2015 das empresas de denim da 9ª...

18/12/2013

Brim Vicunha está presente na coleção Inverno 2014 de Gloria Coelho

Após a apresentação oficial da coleção Inverno 2014 de Gloria Coelho nas passarelas da São Paulo Fashion Week, a estilista já se prepara para o...

09/12/2013

Vicunha faz preview de sua coleção Verão 2015

Texturas, estampas e efeitos incríveis tomam conta de índigos e brins, que aparecem nos mais variados shapes e acabamentos.Já em clima de verão 20...

27/11/2013

Vencedora de concurso ganha estágio na Vicunha Têxtil

 A 5ª edição do Concurso Moda Inclusiva, promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo e apoiado p...

11/11/2013

TNG usa jeans Vicunha para nova coleção

A Vicunha compõe o estilo da linha jeanswear do desfile da TNG que acontece nesta sexta-feira, 8, no Fashion Rio. Com inspiração no movimento punk ...

21/10/2013

Paraty EcoFashion valoriza moda sustentável no Rio

No principal evento de moda sustentável do País, vários estilistas, com apoio de empresas têxteis, mostraram que é possível criar peças origina...

19/05/2016 - Fonte:Guia jeans Wear

Diretora criativa italiana Lara Canal aborda o desenvolvimento de coleções no showroom da Vicunha

 
Diretora criativa italiana Lara Canal aborda o desenvolvimento de coleções no showroom da VicunhaPela primeira vez no país, Lara Canal, diretora criativa da Tatras, marca que mescla a elegância do design japonês à qualidade dos tecidos italianos e excelência da produção polonesa, falou durante o Vipreview da Vicunhasobre o processo criativo no setor, além de abordar as principais tendências no jeanswear. Lara que já comandou o desenvolvimento de produtos de grifes como Love Moschino, Benetton e Replay comparou a rapidez com que algumas coleções brasileiras vão para as lojas, diferentemente da Europa, onde levam em torno de 6 meses para ser construídas.

Em relação ao processo criativo, segundo ela, tudo começa com a grade de calendário de atividades (semanas de moda, desfiles, feiras, apresentações) importantes para cada segmento. Em seguida, ela ressalta que a construção seja feita por vários departamentos como o criativo, a produção e o comercial porque cada um tem uma visão do resultado final. "Esses departamentos tem que trabalhar juntos", afirma Lara. Visitar feiras de tecidos, aviamentos, acessórios, entre outras, e lavanderias para conhecer os materiais e beneficiamentos, também é muito importante na hora da criação, além de pesquisar as principais capitais mundiais da moda como Tokyo (muito importante em relação ao denim mais limpo, verdadeiro, com aspecto manual, exclusivo), Londres (com inspirações que vêm da rua, punk, rock), Los Angeles (jeans vintage) e Nova Iorque (com produtos mais fashions).

O "Moodboard" inspiracional organiza e traduz visualmente o que está sendo planejado para a próxima coleção e, pode ser composto de imagens diversas, não somente de roupas, mas calçados, paisagens, acessórios, móveis, inovações, etc.. Conferir a cartela de cores e adaptar aos figurinos criados são os próximos passos dentro da grade de modelos juntamente com seus tamanhos. Em seguida acontecem os ajustes finos com a produção e, estará tudo pronto para a apresentação da nova coleção. Por último, Lara, ressalta que a parte fundamental e mais importante é o calendário (que falamos lá no início) que irá direcionar os prazos para os próximos lançamentos.

Best Denim Fits

Lara apresentou também os principais fits que são tendências nas passarelas e nas ruas. Hits que fazem sucesso há algum tempo e vão continuar, principalmente na Itália, são as jeggigns e skinnies, agora com cinturas mais altas ou médias. Já a slim ou regular também ganha cintura no lugar. A técnica Push Up que modela o bumbum é muito importante em todos os mercados com alto power stretch. Já a flare, segundo Lara, é mais usada no Brasil e na França com cintura alta e altíssima. "Espero que outras partes do mundo também entendam essa tendência", afirmou Lara. A carrot ou boyfriend ainda tem uma certa dificuldade em alguns guarda-roupas mas vem fazendo cada vez mais sucesso principalmente entre as fashionistas. As menos usadas, mas que ganham inúmeras referências em desfiles, são as bootcut e a regular cropped.

 

 
Copyright Vicunha Têxtil S.A. - Todos os Direitos Reservados