Notícias

26/09/2013 - Fonte:http://www.gbljeans.com.br/noticias_view.php?cod_noticia=4824

Incentivo à leitura na Vicunha

Em onze meses, projeto atraiu 800 leitores entre os funcionários da empresa, que mantém bibliotecas fixas e itinerantes nas unidades onde opera.

A cada três meses, a Vicunha elegia os melhores leitores entre os funcionários da empresa, usando como parâmetro a quantidade de livros retirada da biblioteca do Sesi. Foi quando começou a germinar a idéia de realizar ações mais amplas para estimular o hábito de ler, lançando o Projeto Mundo da Leitura, em fevereiro de 2012. Em onze meses, até dezembro, o projeto atraiu 800 leitores e pelos olhos dos quais passaram mil títulos de gêneros variados (romance, infanto-juvenil, auto-ajuda, ficção, biografias, religiosos, contos, filosofia, cordel, poesia, gibis).

O acervo está aberto a funcionários do grupo e colaboradores de empresas terceirizadas que trabalham em unidades da Vicunha. Funciona no modelo de uma biblioteca pública, em que se retira o livro por 15 dias, com opção de renovar por mais 15 dias, sob a coordenação da área de treinamento & desenvolvimento da empresa, que mantém acervos nas diversas unidades, entre fábricas e escritórios. Tem a biblioteca fixa, mantida pela própria Vicunha e tem as bibliotecas itinerantes, carrinhos recheados de livros, mantidos pelo Sesi.

São programadas várias ações para incentivar o hábito de ler. Uma vez por semana, o departamento divulga um título diferente, com a fixação de cartazes e enviando mensagem no email corporativo, com sugestões para o sábado e o domingo. Já teve maratona de leitura, com programação variada organizada nas unidades, a feira para troca de livros e o incentivo para que os funcionários emprestem seus próprios livros, com o compromisso de devolução, entre outras ações. Todos os participantes do programa receberam o Passaporte de Leitura, já que o slogan do projeto convida ao Embarque conosco nesta viagem.

Para cada evento de que participa, a pessoa acrescenta um selo ao passaporte. O primeiro preenchido vale um kit com ecobag, camiseta e broche do programa. O segundo passaporte preenchido entrega um vale de R$ 30,00 para gastar com livros ou outra atividade cultural. O terceiro completado no ano passado rendeu um tablet. O próximo balanço será realizado no final do ano. A primeira avaliação é de que não cresceu o número de leitores, mas, aumentou o número de livros lidos. Atualmente, a Vicunha conta com quase seis mil funcionários no Brasil.

Copyright Vicunha Têxtil S.A. - Todos os Direitos Reservados