30/04/2020 - Vicunha

Retorno gradual e programado das atividades operacionais e administrativas da Vicunha no Brasil

Em acompanhamento à retomada progressiva de alguns setores da economia, estamos realizando, desde o início desta semana, o retorno gradual e programado de um contingente mínimo necessário de nossas equipes para a realização de atividades fundamentais para a sustentabilidade do nosso negócio.

A decisão da empresa está baseada em recomendações de autoridades de saúde e governamentais frente à retomada progressiva da economia no país e tem como critério a preservação da saúde, segurança e bem-estar dos funcionários em primeiro lugar.

A programação da retomada de atividades presenciais, de maneira cautelosa e responsável, dependerá da necessidade e possibilidade de cada área, e será avaliada por cada gestor, respeitando o Protocolo de Prevenção e Contingência ao Covid-19.

Logística e Faturamento

Com o objetivo de atender à demanda de nossos mercados que estão recuperando suas atividades progressivamente, reativamos o faturamento de tecidos acabados no dia 27 de abril, com a volta de alguns funcionários de áreas como Logística, Faturamento e Almoxarifado.

Operação Fabril

Em acompanhamento ao decreto do Governo do Rio Grande do Norte, de 23 de abril, que libera a atividade da Indústria no estado, também estamos iniciando um retorno escalonado das atividades operacionais e administrativas na unidade de Natal. A retomada começa com a reabertura das nossas operações de Fiação, nesta quarta-feira (29/4), e das operações de Tecelagem, nos dias 7 e 8 de maio. A previsão de reativação total de todas as áreas produtivas é até o dia 13/5. As lideranças estão entrando em contato com suas equipes para comunicar as datas de retorno de acordo com o cronograma planejado.

Atividades Administrativas

Para dar suporte à reabertura dessas operações essenciais para a retomada dos nossos negócios com cautela, nossas atividades administrativas em Natal terão um retorno programado e faseado até o dia 11/5, de acordo com o direcionamento de cada líder.

Parte de nossas lideranças também está voltando a trabalhar presencialmente em nossa sede administrativa, para apoiar esses times e as respectivas atividades essenciais para a empresa neste momento. Ainda, com o objetivo de dar suporte administrativo às operações fabris da unidade de Natal, parte de nossas equipes de São Paulo retorna às suas atividades presenciais a partir de 4/5, de acordo com a programação de cada líder.

Quem retorna

Antes de voltarem ao trabalho, os funcionários responderão a um questionário sobre seu perfil, detalhando situações do dia a dia e condições de saúde. O formulário será analisado por nossa equipe médica especializada para garantir que apenas pessoas aptas retomem suas funções presenciais.

Não será permitido o retorno de funcionários que apresentem condições que se enquadrem no grupo de risco definido pelo Ministério da Saúde (maiores de 60 anos, grávidas e com comorbidades), assim como os que tenham apresentado sintomas de Covid-19 nos últimos 14 dias. Outras situações específicas deverão ser discutidas e avaliadas pelo seu gestor.

Os funcionários que estão com suspensão temporária de contrato de trabalho, e que forem convocados para retornarem às suas atividades e jornada de trabalho normais na unidade de Natal, passarão a ter a sua remuneração restabelecida a partir do próximo pagamento. Todas as condições serão detalhadas pela área de Recursos Humanos antes do retorno.

Já para São Paulo, serão escalados funcionários que já estiverem cumprindo a redução de jornada de trabalho remotamente.

Cuidados para uma volta segura

A retomada parcial e cautelosa de nossos funcionários está baseada em medidas de saúde e segurança, considerando recomendações para higiene e distanciamento social dos órgãos de saúde. Para isso, lançamos um manual com orientações de prevenção, que vai ajudar a garantir o bem-estar da nossa gente. Baseado no nosso protocolo geral de prevenção e contenção de riscos, o guia será compartilhado com nossos funcionários.

Trabalhando para a nossa gente

Nesta semana, a Sala de Amostras, localizada na unidade de Guarulhos, também retomou parcialmente suas atividades com um propósito especial. O setor será responsável por produzir máscaras de proteção, que serão destinadas a funcionários, dependentes e comunidades carentes.

Além disso, parte das equipes administrativas e comerciais continua trabalhando em esquema de plantão por home office. Dessa forma, seguimos realizando atividades que geram valor ao nosso negócio e que mantém o diálogo aberto com parceiros, governos e comunidades.

Seguiremos acompanhando recomendações de órgãos governamentais e de saúde frente ao Covid-19 para avaliarmos os próximos passos para o retorno às atividades nas demais unidades, sempre de forma gradual, cautelosa e planejada.

Agradecemos a todos pela colaboração neste momento de retorno parcial! E nos mantemos confiantes de que enfrentaremos esta fase como superamos outros períodos de crise na nossa história de mais de 50 anos.

Em caso de dúvidas, busque o seu gestor direto para conversar e esclarecer seus questionamentos ou fale com nossas equipes pelo formulário.

Vamos juntos superar este momento!