Mensagem da Presidência

Os últimos cinco anos vêm sendo marcados por instabilidades, onde a Vicunha tem se mostrado resiliente e positiva em relação a um cenário bastante desafiador. Este contexto fez com que repensássemos qual seria a Vicunha dos próximos anos e, sensíveis a um mundo em constante transformação, sentimos a necessidade de resgatar a nossa essência e adaptar o nosso modelo de negócio para que ele acompanhasse os novos tempos.

Aliado a um extenso processo de evolução cultural - colocando as nossas pessoas sempre em primeiro lugar - 2019 foi um marco para a Vicunha, onde nos preparamos para uma das mais importantes transições da nossa história, em sintonia com um novo mindset de consumo da sociedade, que agora exige cada vez mais transparência em todos os processos da cadeia têxtil, encurtando ciclos e mudando a competividade.

Esse movimento de evolução é marcado pela mudança de comando da empresa, num processo sucessório incentivado por Ricardo Steinbruch, que assumiu a Presidência do Conselho de administração com o objetivo de trazer seu legado e sua visão de futuro para o negócio. Com essa orientação, passamos de uma “indústria que vende” para uma “empresa comercial que também produz”, fortalecendo a união das estratégias de marketing e comercial, com o objetivo de nos aproximarmos do consumidor e de suas demandas e aumentar a importância estratégica para nossos clientes, permanecendo relevantes em um mundo cada vez mais conectado e imprevisível.

Nessa conjuntura, anunciamos um novo jeito de pensar e de fazer negócios. Queremos oferecer para toda a cadeia, do fornecedor ao consumidor final, soluções cada vez mais integradas e completas em jeanswear. É com este norte inspirador para orientar nossas decisões que temos a ambição de ser a companhia referência no segmento jeanswear mundial, com a consciência de que nossas relações são interdependentes e que, ao compartilhar nosso conhecimento, construiremos as bases para resultados melhores e mais sustentáveis.

Atentos aos movimentos desse mercado cada vez mais versátil e mutante, adotamos para 2020 um modelo dinâmico para o lançamento das nossas coleções, investindo em pesquisa e desenvolvimento constante para oferecer com maior periodicidade e adaptabilidade produtos, coleções e tecnologias alinhadas às mais atuais tendências de consumo. Outro grande projeto em vista é a “V.Academy: the one stop shop”, centro de excelência em inovação e ensino que visa capacitar pessoas no setor têxtil, compartilhar conhecimento e apresentar novas tecnologias para a cadeia, como processos sustentáveis em métodos de lavanderia.

Permanecemos fiéis ao nosso compromisso mundial com a sustentabilidade. Somos pioneiros em empregar práticas positivas na indústria, agindo sempre com transparência e eficiência através de inúmeras iniciativas que englobam uma ampla plataforma de negócios sustentáveis. Um case de muito orgulho para a companhia é o Pegada Hídrica Vicunha, projeto inédito no país que mediu o impacto hídrico da produção de uma calça jeans no Brasil, do plantio do algodão ao consumidor final. O resultado é um relatório que agora é compartilhado com todo o mercado, indústria e sociedade através da plataforma “A Moda Pela Água”, que conecta empresas, consumidores e ONGs, com o objetivo de unir a cadeia e promover discussões sobre a gestão responsável da água. Esse é um grande passo para diminuir o impacto ambiental da indústria da moda e promover a transparência no setor.

Além disso, acreditamos e investimos em projetos de desenvolvimento social nas regiões do NE do Brasil, onde nossas fábricas estão instaladas. São ações de capacitação profissional, como o Projeto Pescar e a Industria do Conhecimento, que transformam a realidade das pessoas em situação de risco social e as inserem no mercado de trabalho.

Nos próximos anos, como a companhia mais internacionalizada do setor têxtil brasileiro, temos a perspectiva de expansão internacional com foco estratégico nas Américas e na Europa, investindo na nossa integração global, modernização industrial e relevância local, assumindo o foco do cliente e a evolução cultural da companhia como pilares essenciais para termos sucesso neste novo contexto de mundo.

Com olhar para o futuro, valorização da nossa gente e foco constante na sustentabilidade do nosso negócio, enxergamos um imenso potencial para a Vicunha de capturar mais valor em nosso mercado e impactar positivamente a sociedade. Assim, celebrando a multiplicidade de um mundo em constante evolução, assumimos o propósito de estimular a cultura do Jeanswear com toda a sua funcionalidade, diversidade e beleza para permitir que cada pessoa no mundo encontre seu jeansidentity.

José Maurício D'Isep
CEO Vicunha

Visão geral

Reconhecida mundialmente pelos elevados padrões de qualidade e sustentabilidade, a Vicunha é uma multinacional brasileira presente na América Latina, Europa e Ásia, com unidades fabris localizadas no Brasil, Argentina, Equador, além de escritórios de vendas e centros de distribuição no Peru, Colômbia, México, Holanda e Sri Lanka, com cerca de 7 mil colaboradores. Com mais de 50 anos de mercado, é referência global em soluções jeanswear, atuando no segmento de tecidos denim e denim colour. Além de produtos inovadores, a empresa leva ao mercado inteligência para a customização de serviços em tendências de moda, sustentabilidade, design e lavagens. É isso que faz da Vicunha uma empresa one stop shop, modelo de negócio que possibilita atender as necessidades dos clientes em um só lugar, ajudando a aumentar sua competitividade com soluções integradas.

Confira nossas demonstrações financeiras:

2018

2019